15/12/08

A propósito de Solidariedade


Na escola ouvi falar em solidariedade
Quando cheguei a casa perguntei
À mãe se eu a podia praticar também
“Filho, fazer o bem sem olhar a quem
Dar a mão a alguém a sorrir
Ver com o coração e sentir
Que oferecer é melhor do que receber…
Então não há momento ou idade
Para que se faça solidariedade
E se espalhe a felicidade”
Percebi que estava ao meu alcance…
Apoiar
Auxiliar
Amparar
Seja quem for sem favor
E mesmo sem ninguém me obrigar
É meu dever ajudar
Enxugar as lágrimas dos que estão a chorar
Saciar a fome dos que estejam a necessitar
Dar calor aos que têm frio e nada para se tapar
Rasgar um sorriso aos que já não o conseguem desenhar
Solidário, ou não.
Aquilo que posso ser, basta querer,
É entregar-me com compaixão
Acreditar que o mundo há-de mudar
E que eu posso tentar…

Mafalda Ribeiro

Sem comentários: